As 11 melhores capas de jornal sobre o 7 a 1

Há exatamente um ano, a seleção brasileira…

Quer saber? Não precisa lembrar da história.

Aqui estão as 11 melhores capas de jornal sobre aquele dia.

11. A Bola (Portugal)

Único jornal gringo, mas eu não podia perder o trocadilho. A foto de David Luiz, símbolo daquela derrota, é forte: tristeza, vergonha, o gesto que tenta pedir desculpas.

abola0709por

10. Jornal NH (RS)

Quando confrontados com um acontecimento tão chocante e sem precedentes, nosso grande desafio é encontrar palavras para contar a história. O jornal de Novo Hamburgo fez da própria indescritibilidade as suas palavras. Se não tivesse complementado com o texto de baixo, ficaria ainda melhor.

27-What-to-say

9. O Dia (RJ)

Fale a verdade, foto mais do que oportuna. Muitos usaram, mas só aqui ela tomou a capa inteira. A manchete faz referência a uma declaração do próprio Felipão em entrevista coletiva alguns dias antes, e reflete a desintegração da figura do técnico, muito querido pelos brasileiros até a segunda passagem pela seleção.

47-Go-to-hell-Felipe-interestingly-the-paper039s-title-quotO-diaquot-or-quotThe-Dayquot-may-in-this-case-also-be-quotOdiquot-or-quotHatequot

8. A Tarde (BA)

Capa limpa é sempre bom, e a ideia do obituário tem que ser representada nesta lista – melhor que seja na versão com as datas, mais bem sacada. Eu tiraria o “em 2014”, mas isso é picuinha minha.

17-Here-lies-the-dream-of-a-sixth-championship-in-2014-It-died-of-shame

7. Lance! (RJ e SP)

A ideia da “tábula rasa” é muito boa, mas a execução sofre um pouco pelo excesso de palavras hiperbólicas (pecado, aliás, cometido por muitos e muitos jornais, dado o calor do momento).

25-Indignitation-anger-pain-frustration-irritation-shame-suffering-disappointment

6. Extra (RJ)

Lembrar a seleção de 50 é clichê? É sim! Mas pode? PODE MUITO!

02-v8tGsUL

5. O Vale (SP)

Eu confesso, sou fã de editoriais na capa. É uma prática que deve ser usada com parcimônia e sabedoria, claro, mas justamente por isso acho que ela fortalece o jornal e ressalta mais marcadamente, na história documental, os grandes eventos.

45-Longings-from-Brazil-or-A-lesson-in-defeat

4. Diário Catarinense (SC)

Combinação perfeita: uma foto auto-explicativa sozinha na página e sem muitas palavras por cima, apenas o necessário para dar o tom da cobertura. Perde alguns pontinhos pela falta do ponto de interrogação (sou desses) e pelo fato de que a imagem não é local.

33-How-to-explain

3. Gazeta do Povo (PR)

A melhor foto de torcida daquele dia, na minha opinião. A manchete acerta três vezes: economia de palavras, força dramática e oportunismo com a expressão oficial da Copa.

04-The-defeat-of-defeats

2. Metro (Nacional)

A foto é originalmente da Folha de S.Paulo, mas lá ela aparece menor e rodeada de outras manchetes, já que o tradicional diário paulistano preferiu não dar a capa toda só para o jogo. O Metro valorizou melhor a imagem.

16-This-Metro-cover-is-the-same-on-every-Brazilian-edition-of-Metro-today-at-least-7-major-cities
Legenda da foto: “Para não esquecer: placar de Brasil x Alemanha no Mineirão, às 19h17 de ontem”

1. Meia Hora (RJ)

Merecida vencedora de um Prêmio Esso, e ostentando a típica criatividade molecona do Meia Hora. Nada mais a tratar. Apenas aprecie.

21-There-won039t-be-a-cover-

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s